miércoles, 14 de septiembre de 2011

Carlos Saura abriu a quarta rodada "O Dikhipen, ciganos no cinema"


http://www.adn.es/cultura/20110913/NWS-1864-Dikhipen-Carlos-Saura-inaugura-gitanos.html

O cineasta Carlos Saura, abriu na quarta edição da Filmoteca espanhola da série "O Dikhipen, ciganos no cinema" e foi homenageado por sua carreira cinematográfica extenso e sua contribuição para os filmes flamengo.

"No flamenco, o que for preciso. Todo esforço deve ser feito", assegurou o diretor em entrevista à Agência Efe pouco antes de subir ao palco Doré cinema, casa da Cinemateca.

O ciclo começou com a exibição de "Bodas de Sangue", filme (1981), um filme muito especial para a comunidade cigana, que queria agradecer Saura "o esforço feito para transmitir uma visão diferente" do seu povo.

O diretor do Instituto de Cultura Gitana, Diego Fernández Giménez, declarou que "para a Roma, Carlos Saura é a filmes o que a poesia de Garcia Lorca", e ressaltou que o diretor é a pessoa que "tem trabalhado para explicar o que é flamenco do filme. "

O diretor está acostumado a receber prêmios, entre muitos outros prêmios, membro honorário é de quatro universidades e foi premiado com a medalha de ouro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha em 1992.

No entanto, tem sido muito orgulhoso de o tributo que tem tributado a Roma Cultural Institute e do Cinematheque espanhol, reconhecendo que flamenco "nunca gostou muito em Espanha" e reconhece que seus filmes têm ajudado a exportação "nossa arte resto do mundo. "

Saura tem brincou dizendo que o público estava bastante cheia, "tendo em conta o jogo de futebol importante para ser jogado hoje. É um crédito para o flamenco", disse.

Saura tem ele estava agradavelmente surpreso ao descobrir seus filmes musicais de topo em um cobertor de Moscou, ou Xangai, onde foi recentemente, as pessoas sabiam o flamenco com seus filmes.

E, após mais de quarenta filmes atrás dele, muitos musicais, o seu trabalho com flamenco não acabou e está explorando a opção de encenar a fusão entre as culturas flamenco e indiana.

Saura diz que não tem havido um esforço para representar flamenco e torná-lo conhecido, mas é ele quem ele era festejado pela cultura cigana, embora ele reconheça que, quando lhe foi oferecido o projeto de "Bodas de Sangue", foi "medo de produzir uma imagem de paredes brancas e ciganos com facas. "

O diretor também queria esclarecer que, embora a comunidade cigana tem dado uma contribuição importante para flamenco, não foi o único, e há muitos setores que têm ajudado a moldá-la como tal.

Durante o ciclo também é exibido filmes de Saura é "Carmen" (1983), "El Amor Brujo" (1986), "Sevillanas" (1992), "Flamenco" (1995), "Iberia" (2005) e "Flamenco, Flamenco "(2010).

Além disso, a seção documentário também será capaz de ver o filme "A Casa de Bernarda Alba" (2011), "Morente. 'S Barber Picasso" (2010) e "Bodas de Gloria" (1996), todos considerados um exemplo " como transmitir a cultura cigana para a sociedade. "