viernes, 17 de junio de 2011

Dança Cigana

A Dança Cigana proporciona o aumento da flexibilidade e do tônus muscular, auxiliando na reeducação postural, aprimorando a coordenação motora e as funções cardio-respiratórias.

Como terapia a Dança Cigana promove, a socialização, o autoconhecimento, a auto-estima e a consciência corporal. É uma dança que se traduz de forma livre e espontânea, baseada no sentimento, com o objetivo de envolver o coração e a alma de todos os participantes.


A dança cigana encanta. Mais que expressão da cultura de um povo, é um excelente exercício. Movimentos ímpares e carregados de emoção fazem bem para o corpo e pra mente.Estudos relatam a origem da dança cigana na Índia. Por serem nômades, os ciganos foram incorporando à dança, ao longo do tempo, elementos e influências de vários lugares. "No século XV chegaram à Andaluzia trazendo batidas de pé e palmas. Por onde passavam, adaptavam-se à forma tradicional da dança local, tornando a dança cigana uma união de muitas nações"
Elementos da Dança Cigana:

Lenço: força e mistério, purificação, delicadeza e feminilidade.
Leque: misterioso, sensual, elegante, perigoso e sedutor.
Fitas: alegria, brincadeira de criança, exaltação à beleza da vida.
Pandeiro: mensageiro da alegria, do sol e da esperança, anuncia a chegada de um novo caminho ou vida, celebra o sempre continuar.

Encontros Dança Cigana Crianças e adultos
Informações: (55) 51 98581906