miércoles, 29 de junio de 2011

Pede UNESCO respeitar educação de meninos ciganos e marginados



Paris, 28 jun (Prensa Latina) A UNESCO pediu respeito à diversidade no ensino dos meninos ciganos e outros grupos marginados em uma mensagem enviada a uma conferência internacional sobre o tema que acontecerá hoje e amanhã em Bratislava, Eslováquia.

O objetivo fundamental da educação inclusiva de qualidade é pôr fim a todas as modalidades de discriminação, fomentar a coesão social e tratar de desenvolver todo o potencial da cada pessoa, em particular dos membros dos grupos mais vulneráveis e marginados, sublinhou o escrito.

Durante a reunião se facilitará o intercâmbio de experiências entre especialistas de diferentes países e regiões e se apresentarão novas ferramentas e métodos, expôs a UNESCO em um comunicado.

Ademais se constituirá uma rede territorial de formação e aumento de capacidade em matéria de educação inclusiva de qualidade e direitos dos meninos, que prestará especial atenção aos infantes ciganos.

Segundo a UNESCO existem muitas barreiras para o acesso à instrução destas minorias, uma das mais numerosas na Europa com uma população calculada entre oito e 12 milhões de pessoas.

O escasso grau de educação é um problema comum e a marginalidade no ensino tem gerado baixos índices de assistência e altas taxas de abandono dos estudos, agregou a Organização.