domingo, 3 de julio de 2011

Carretinha da Saúde levará campanha de combate à hanseníase a todo o estado do Rio

O coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio Moreira de Sousa, informou que o país ocupa atualmente a primeira posição no mundo em incidência de hanseníase, com cerca de 40 mil novos casos por ano, seguido do Nepal e Timor Leste. “Em números absolutos, o Brasil é o segundo. Só perde para a Índia, que tem uma população muito maior que a nossa”.
O coordenador nacional do Morhan informou que a campanha pretende chegar a lugares onde é precário o acesso da população aos serviços de saúde. Incluem-se, nesse caso, as populações vulneráveis ou excluídas culturalmente, os catadores de lixo, ciganos, índios, remanescentes de quilombos, além de populações rurais e moradores de comunidades carentes. “Você identifica os casos e, depois, os municípios acompanham até a cura”, disse Sousa.

A Carretinha da Saúde permanecerá no estado do Rio durante dois anos. Artur Moreira de Sousa disse que a ideia é, a partir de 2013, ter uma carreta semelhante em cada estado. “Vai depender de apoio”, acrescentou.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, representará o ministro Alexandre Padilha no congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde fluminenses (Cosems RJ).

Edição: Graça Adjuto

hanseníase
Lesão de pele com alteração de sensibilidade, espessamento de tronco nervoso ou baciloscopia positiva na pele.