sábado, 30 de julio de 2011

CULTURA CIGANA NA UNIVERSIDADE

A Universidade de Alcalá e do Instituto Cultural Roma assinaram um acordo de colaboração para explorar pela primeira vez em Espanha, a cultura cigana.
O curso, opcional para todas as raças e quatro meses, no próximo ano estarão disponíveis.
No futuro também planos para estabelecer um centro de documentação sobre a cultura cigana e ministrar um curso no ensino de línguas romani.
A Universidade de Alcalá e do Instituto Cultural Roma assinaram um acordo de colaboração que serão incluídos no próximo ano lectivo e, pela primeira vez na Espanha, um assunto para estudar a cultura cigana.

O curso será chamado de "ciganos da Espanha, história e cultura", será trimestral e transversal, que está a ser opcional para todas as raças, mas será direcionado principalmente para estudos de Humanidades, e é válido por seis
créditos, de acordo com a universidade Madrid em um comunicado.
"Gypsy património Cultural"
O conteúdo do curso será ministrado por dois profissionais que, além de ciganos, os membros do conselho consultivo do Instituto Cultural Roma: O Canadas Araceli filólogo Ortega e sociólogo Nicholas Gonzalez Jimenez.
Para o reitor da Universidade de Alcalá, Fernando Galván, o acordo tem uma "enorme importância", porque o assunto "reflete a Gypsy vasto património cultural" e torna este um centro de referência para o estudo da Roma cultura e língua.
Como para o diretor do Instituto de Cultura Gitana, Diego Fernandez, a iniciativa é "de grande valor simbólico, histórico e acadêmico" e é o resultado "do esforço feito por muitos intelectuais e professores que sempre pensei que a Espanha também é um cigano ".
Ações mais
Além desta primeira ação, ratificou o acordo assinado por Fernandez e Galvan serão desenvolvidas dentro da Universidade sobre uma série de palestras intitulado "História e cultura dos ciganos da Espanha".
No futuro também planos para estabelecer um centro de documentação sobre a cultura cigana e ensinar um curso no ensino da língua romani na Universidade de Alcalá.